"Quando você é consumido pela chamada de Deus em sua vida, todas as coisas passam a ter um novo significado." Charles Stanley

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O que é preciso para te seguir?

Transformação 
Acredito que só se pode entender a vida de um verdadeiro cristão a partir de sua experiência com Deus; só é possível compreender a sua transformação de vida quando se entende que está é resultado de um encontro genuíno com o Criador. 

Tempos atrás, soube que algumas pessoas, afastadas do meu convívio, perguntaram se eu era feliz; porque para eles seria difícil, ou quase impossível, uma felicidade sem festas e bebidas, sem desfrutar de tudo que o mundo oferece. 

Não achei que fosse uma dúvida infundada. Pelo contrário, afirmo que essas questões são recorrentes. Surgem sempre que alguém não consegue entender a indiferença do outro por este mundo ou o "desperdício" de um dia inteiro passado na igreja. 

Todas essas indagações só podem ser elucidadas a partir da experiência vivida com Deus. Por essa razão os cristãos, invariavelmente, são incompreendidos e julgados, causando estranheza. Em geral, incomodam. 

A maioria das pessoas não entende a mudança de vida e nem pode, com os seus subsídios, entender; só entende quem vive. Assim, elas definem à sua maneira - erroneamente. Acreditam que os cristãos se acham melhores ou que querem sustentar um modo vida impossível e afirmam que mais cedo ou mais tarde eles irão retomar a vida antiga. Nada mais natural... é difícil mesmo entender o "encontro com Deus". 

Encontro com Deus 
Mas o que é isso? O que se quer dizer com "encontro com Deus"? Relacionamento com Deus? Experiência com Deus? Parecem expressões tão vagas... tão inconsistentes... 

Tenho dificuldades com as palavras, então provavelmente não poderei definir o que entendo por experiência com Deus. Mas, para mim, superficialmente falando, é momento em que se tem uma dimensão de Deus nunca dantes vivida. É o momento em que se conhece Deus verdadeiramente, tal como ele se revela a cada um de nós. Reconhecemos, então, a nossa pequenez diante de sua grandeza. É ter uma dimensão no seu interior do Deus exterior. 

Hoje há uma efervescência no meio cristão: milhares de pessoas se dizem evangélicas, cantam hinos, colam adesivos falando de Deus em seus carros, usam camisetas com mensagens bonitas, algumas até frequentam a igreja; mas, infelizmente, muitas delas não conhecem Deus verdadeiramente. 

Você pode se perguntar: Como eu posso afirmar que essas pessoas não conhecem Deus? 

Frutos 
Eu posso afirmar porque em suas vidas não há frutos. Se não há frutos, não houve transformação. E se não houve transformação, Jesus não está ali. 

Quando Jesus chega tudo se transforma. A transformação de vida é a exteriorização de um verdadeiro encontro com Deus ocorrido no interior do indivíduo - e não o contrário. Quero dizer que a mudança é de dentro para fora. Então, de nada adiantam movimentos, reuniões, marchas, palavras, discursos, sacrifícios, ofertas, se não partir de dentro. 

E essa transformação não é resultado de mãos humanas, isto é, não advém do mérito de cada indivíduo; é, unicamente, fruto do poder transformador de Cristo Jesus. Por isso que afirmo sem sombra de dúvida que sem esta transformação, que confunde as pessoas, não há verdadeiro encontro com Deus. Pode haver emoção, comoção, alegria, euforia, pode até se ter uma ideia de Deus... mas nada disso substitui um real encontro! 

Jesus disse: permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto em si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós podeis dar, se não permanecerdes em mim. Significa que estar em Jesus produz em nós frutos, a ausência de frutos demonstra que não estamos na videira, porque quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto. (João 15. 4,5. 

O que é preciso? 
Não é preciso muito! 

Acredito que o adversário de nossas almas tem confundido muitas mentes e corações hoje. Primeiro, lançando ideias de que para servir a Deus é necessário realizar grandes sacrifícios, sacrifícios impossíveis, levando até as pessoas questionarem o amor e a bondade de Deus, dizendo: “Deus sabe que somos humanos e fracos, porque exige tanto de nós?”, “Porque exige algo que sabe que não podemos dar?” (já ouvi comentários como esse). 

Durante algum tempo - na adolescência - me senti tão ruim, indigna de Deus, com tantas fraquezas que achava impossível me manter fiel. O inimigo faz assim, constantemente apresenta nossas falhas, nossas incapacidades, nossos vícios, nossas podridões e depois afirma: “Deus é tão santo. Você não vai conseguir, é melhor desistir.”. 

Tudo isso, de modo que para as pessoas é impossível servir da Deus! Se alguém me lendo agora pensa assim, acredite que é tudo mentira. É possível sim servir a Deus! É possível se abster desse mundo mal; é possível amar a Deus acima de todas as coisas (ele é completamente amável); é possível renunciar; é possível viver uma vida santa; é possível ser fiel; é possível ser constante! Acredite!!! 

Não é necessário trancar-se numa torre para se afastar do mundo. Não precisa abandonar a sua casa e a sua família. Não precisa se molestar. Nada disso é preciso! Deus não quer movimentos passageiros, não quer todo o seu dinheiro. Não! 

Deus quer um coração quebrantado, um coração ansioso pela sua presença, Deus requer renúncia, na medida em que exige ser o primeiro lugar no seu coração e, consequentemente, na sua vida. Ele quer todo o nosso coração, todo nosso corpo e toda nossa alma, afinal ele pagou um alto preço por nós! 

Quando apresentamos um coração quebrantado, ansioso por Deus, inicia-se nossa transformação. Pouco a pouco ele vai moldando a nossa vida ao seu querer. Dia a dia vamos sendo transformados pelo seu amor. Paulatinamente, Deus vai acrescentando o necessário e tirando o que não convém - a sua vontade soberana se sobressai em nossas vidas. Em alguns momentos tropeçamos, mas ele está presente e nos guarda. 

Com o passar do tempo vamos conhecendo Deus em nossa vida e o seu amor nos envolve, nos redime, nos transforma, começamos a ter o coração de Deus! Entendemos o seu amor por nós. Amor que é incontável, acima de todas as nossas falhas, amor que o levou a entregar a vida de seu próprio filho perfeito, santo, imaculado, para morrer morte de cruz, a fim de que fossemos resgatados. 

E o nosso adversário tenta de todas as formas desvirtuar, mascarar esse amor, tenta apagar a justiça de Deus que está no calvário. 

Desprenda-se dos pré-conceitos que te afastam de Deus! Ele te ama com todo o amor. Amor que vai além de você, independe de seus méritos, de suas escolhas, de seus erros ou acertos! Ele te ama e ponto. A transformação necessária Ele vai fazer em sua vida ao longo da caminhada que se iniciará! Por ora, basta um coração quebrantado, ansioso e desejoso! 

Acredite que Ele tem a cura para suas feridas. Ele entende as suas tristezas e frustrações. Considera você individualmente, dentre toda a humanidade. Ele tem uma nova vida pra você! Vida mesmo! Não uma pseudo-vida, mas vida em abundância. Você sentirá, como eu sinto, saltar do seu ventre águas que jorram para vida eterna. 

Esqueça as aparências, não existem pré-requisitos ou perfis! A mudança que deseja, ao seu tempo, Ele fará! O responsável pela sua transformação é Jesus Cristo - o Senhor, através do Espírito Santo. 

Essa é a gloria! Esse é o maior milagre: a transformação feita em nossas vidas, não porque somos bons - porque não somos, temos as mesmas fraquezas, as mesmas oscilações, medos, vícios, que todos - mas porque nos rendemos ao seu amor. 

A diferença (que está entre aquele que se entrega e o que não se entrega, entre o que crê e o que não crê, entre o que quer e o que não quer) é a gloria do Senhor manifestada em suas vidas! 

Pare de encontrar desculpas, pare de se justificar dizendo que você não consegue, que é muito difícil. Não é não! Você não precisa de muito, apenas um coração quebrantado. Deus te diz: "Filho, dá-me o teu coração". É só isso que precisa, o resto, todo o resto: Ele fará! Ele tem o poder de transformar todo o homem! É o seu sangue que nos purifica de todo pecado. Acredite nesta palavra, porque ela é verdadeira!

Basta apenas querer e você poderá viver "com o rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, sendo transformado de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Coríntios 3.18).

 
Amém!

3 comentários:

  1. O andar com Deus torna-nos frutiforos, e quando damos fruto alguém colhe, mas se o contrário então é planta que tem de ser podada, trabalho de Deus.
    Tudo depende da entrega a Jesus.Desejo que sua vida, seja um andar constante com Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Amém irmão Antônio! Que Deus o abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, maravilhoso blog! Deus sempre em primeiro lugar né. Fique com Deus, beijos.

    ResponderExcluir