"Quando você é consumido pela chamada de Deus em sua vida, todas as coisas passam a ter um novo significado." Charles Stanley

sábado, 10 de março de 2012

Disponibilizando-se


                                

Acredito que para se viver uma experiência cristã completa é necessário se disponibilizar. 

          Cristo, certa vez, disse que aquele que quiser segui-lo deve deixar tudo para traz... Isto é, disponibilizar-se. Em outras palavras quer dizer que para andar com Cristo devemos abandonar, literalmente, todos os nossos sonhos a fim de que sonhemos os sonhos de Deus; quer dizer que devemos nos tornar como que folhas em branco para que, assim,  Ele possa escrever a nossa história. 

Não é preciso pensar muito para concluir o quanto isto é difícil, mas o fato é que se trata de um ato de fé, de coragem e confiança no Deus que servimos. Porque se cremos que Ele existe e sabemos que o seu amor por nós é maior do que tudo que conheçamos, temos a certeza de que todas as coisas cooperam para o nosso bem. 

Mas é preciso se disponibilizar! 

Infelizmente a maioria das pessoas que de alguma forma decidem seguir a Deus, o faz com reservas. Reservas de todo o tipo. Não querem abrir mão do conforto, não querem chorar, não querem sofrer, não querem se doar, não querem se passar por bobos, não querem dar a cara a bater, não querem andar duas milhas e não querem mais um monte de coisas. 

É como se dissessem: Deus eu te amo e quero muito te seguir, mas... isso aqui é melhor deixar assim mesmo viu?... e... sabe esse trabalho? eu gosto dele... se puder  não mexer... ah e isso aqui também, tá bom pra mim... se puder manter dessa forma... 

Resumindo, são vários conselhos dados a Deus! “Senhor faça isso; conserte aquilo e me dá aquilo outro...” É assim que acontece. E Deus respeita, como quando o povo pediu, pediu e pediu que lhe dessem Saul como rei. Deus atendeu! 

Deus poderia se negar, mas não fez. Vejo nisso o quanto somos autônomos na nossa relação com Deus, quero dizer, não somos marionetes, aquilo que queremos, aquilo que pedimos, isso teremos. Somos considerados tal como somos, como nos fazemos, como nos queremos; Deus, efetivamente, respeita as nossas vontades.

Ocorre que quando ‘direcionamos’ Deus no trato com a nossa vida, quando dizemos o que Ele deve fazer, o que queremos que Ele faça, perdemos muito! Muito mesmo! Isto porque, como já afirmei outras vezes, Deus é infinito em sabedoria e o que Ele tem reservado para nós é muito maior do que podemos imaginar. 

Mas o que acontece com essas palavras hoje? Será que é infiel? Será que é um mito? Uma lenda apenas? Por que então vemos tantas pessoas fracassadas, sem nada a testemunhar sobre o poder de Deus em suas vidas? Será que Deus mudou? 

Não! O que percebo é que a maioria das pessoas não quer viver milagres, não quer ser surpreendida por Deus; as pessoas querem manter uma vida calma, sem grandes problemas, uma vida mediana, medíocre, em outras palavras. Em suma, não querem se disponibilizar. 

Isto porque sabem que para viverem milagres, sem dúvida, passarão por momentos difíceis. Viverão situações cuja solução fugirá de suas mãos. Quem quiser testemunhar sobre o poder de Deus, quem quiser conhecê-lo mais de perto, certamente passará por caminhos pelos quais não decidirá andar. 

No Evangelho de Marcos, cap. 6, o versículo 45 diz assim: "E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.". No versículo 48: "E, vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite, aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar adiante deles.". 

Da leitura desse trecho entendemos que Jesus os obrigou - significa que não era da vontade dos discípulos - a entrar no barco. E quando eles (discípulos) estavam no meio do mar, sozinhos, veio um vento forte contrário, tanto que eles ficaram cansados de remar. Surge a pergunta: Por que Jesus obrigou os discípulos a viver uma situação tão incômoda? 

A resposta está nos versículos seguintes: "(...) mas, quando eles o viram andar sobre o mar, pensaram que era um fantasma e deram grandes gritos. Porque todos o viram e perturbaram-se; mas logo falou com eles e disse-lhes: Tende bom ânimo, sou eu; não temais. E subiu ao barco para estar com eles, e o vento se aquietou; e, entre si, ficaram muito assombrados e maravilhados, pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido.". 

O evangelho de Mateus, ao tratar deste momento, diz assim no versículo 33, cap. 14: "Então, aproximaram-se os que estavam no barco e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.

Ao contemplarem Jesus andando sobre o meio do mar, ao testemunharem que o vento se acalmou quando Jesus subiu no barco, os seus corações, antes endurecidos, foram quebrantados e, assim, cada um deles puderam vivenciar a glória de Deus. Eles foram transformados porque puderam reconhecer em Jesus o Cristo, verdadeiro filho de Deus. Puderam testemunhar que todo o poder estava em suas mãos. 

Mas o que eu quero dizer com tudo isso é que se os discípulos não tivessem se disponibilizado a entrar no barco mesmo contra as suas vontades, nada disso teria acontecido. Não teriam visto a glória de Deus, não teriam presenciado a divindade de Jesus, não seriam transformados; quantas coisas perderiam. 

E agora me pergunto: Quantas coisas perdemos por não confiar em Deus? O quanto perdemos por não nos disponibilizar ao reino de Cristo? Quantos testemunhos deixamos de contar? Quantas vidas não são tocadas porque nada temos pra oferecer?

Deus pode fazer infinitamente mais por nos, existem planos, projetos, sonhos que nunca chegaram ao nosso coração. E nós nos prendemos, nos agarramos ao visível e acabamos por esquecer o reino de Deus - reino que é espiritual. Ficamos tão ligados aos nossos planos que deixamos de viver aquilo que nos está reservado e toda vez que isso acontece, vidas e vidas deixam de ser alcançadas por Deus!

Sabe por quê? A minha vida, a sua vida deve, necessariamente, ser um testemunho, uma prova da existência de Deus! Aqueles que nos veem tem que reconhecer em nós um milagre, algo maior em nossa vida, uma diferença, algo melhor, além das nossas possibilidades.

Esse é o maior testemunho do amor e do poder de Deus! Quando vamos à lugares que não poderíamos sozinhos, quando alcançamos postos que nossas forças não alcançam, louvamos o nome de Deus! Acredite; pessoas achegam-se à Deus através de nossas vidas. 

Mas todas as vezes que nos contentamos com uma vida normal, uma vida comum, medíocre, além de nós, outras pessoas perdem oportunidade de conhecer Deus! 

Então, não se contente com os seus sonhos, por maiores que eles lhe pareçam. Não se satisfaça com a sua vontade, antes, abra mão de tudo. Tudo mesmo! Viva aquilo que está reservado pra você; aquilo que o seu olho não viu; o que o seu ouvido não ouviu; o sonho que você não sonhou. Porque nada se compara ao que Deus tem lhe reservado. Acredite!  

Acabe com os limites. O Senhor pode te levar muito além do que você imagina que pode ir. Disponibilize-se. Desvincule-se das suas vontades. Faça com que a sua vontade maior seja a vontade de Deus cumprida em sua vida, e assim um novo fundamento surgirá... 

E não se preocupe com os sofrimentos e dores porque tenha sem dúvida elas virão. Não há como viver a vontade de Deus, sem sofrer, sem chorar, é o preço a ser pago. Mas tenha certeza que tudo será recompensado e com muita satisfação você dirá: "Aprendi que tudo belo tu fazes em seu tempo. Toda afronta e humilhação não se comparam com a glória que há de ser revelada a mim". 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário